Se acaso não sabe quem é Paulo Leminski, saiba que, com certeza, já leu algum de suas frases por aí e nem imagina. Afinal, esse talentoso escritor é um dos mais conhecidos e admirados pelos brasileiros, o que torna comum o compartilhamento de suas obras.
Além disso, as pessoas acreditam que Leminski nasceu com o dom de traduzir com palavras os mais diversos momentos e sentimentos, por isso, buscam constantemente por seus frases, poemas e citações.
Nascido na cidade de Curitiba, Paulo Leminski Filho, como foi registrado, nasceu fruto do relacionamento entre Paulo Leminski e Áurea Pereira Mendes e, ainda quando criança, já demonstrava interesse pelos estudos e desejo por conhecimento.
De acordo com sua biografia, Leminski sempre despertou a curiosidade das pessoas (e até mesmo o espanto) em relação ao seu sonho de aprender sempre mais, comportamento que aperfeiçoou ainda mais suas vivências intelectuais, culturais e geniais.
Conhecido por sua escrita singular, Paulo está na lista dos mais famosos e aplaudidos escritos, entretanto, ao contrário de muitos, coleciona outros títulos e nomeações, como poeta, crítico literário, acadêmico e tradutor – um currículo de dar inveja, não é mesmo? Então relembre as melhores citações do autor nos trechos abaixo:
“O destino quis que a gente se achasse, na mesma estrofe e na mesma classe, no mesmo verso e na mesma frase”;
“Amor, então também, acaba? Não, que eu saiba. O que eu sei é que se transforma numa matéria-prima que a vida se encarrega de transformar em raiva ou em rima”;
“Haja hoje para tanto ontem”;
“Num ouvido, escrito: “entrada”, noutro ouvido, escrito: “saída”;
“Nunca cometo o mesmo erro duas vezes, já cometo duas, três, quatro, cinco, seis, até esse erro aprender que só o erro tem vez”;
“Basta um instante e você tem amor bastante”;
“Tudo o que eu faço, alguém em mim que eu desprezo, sempre acha o máximo”;
“A vida não imita a arte, imita um programa ruim de televisão”.
“A noite – enorme, tudo dorme, menos teu nome”;
“Abrindo um antigo caderno foi que eu descobri: antigamente eu era eterno”:
“Inverno é tudo o que sinto. Viver é sucinto”;
“Num ouvido, escrito: “entrada”, noutro ouvido, escrito: “saída”;
“Acordei e me olhei no espelho ainda a tempo de ver meu sonho virar pesadelo“;
“Pergunta tão rica precisava andar por aí mendigando respostas?”;
“Quando eu vi você tive uma ideia brilhante. Foi como se eu olhasse de dentro de um diamante e meu olho ganhasse mil faces num só instante”;
“O amor, esse sufoco, agora a pouco era muito, agora, apenas um sopro. Ah, troço de louco, corações trocando rosas e socos”;
“A estrela cadente me caiu ainda quente na palma da mão“;
“Tudo o que eu faço alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo”;
Encontrou alguma que traduza exatamente o que você pensa e acredita? Pois é, dizem por ai que Paulo Leminski tem mesmo esse poder de tocar na alma e permitir que reflexões sejam iniciadas.
É sempre bom encontrar alguém que, ainda distante, saiba como estamos nos sentindo, não é mesmo? Por isso, acompanhe sempre os nossos posts, trabalhamos incansavelmente para produzir os melhores conteúdos para você, como este, com todas as mais usadas frases de Paulo Leminski.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário