Citações de Paulo Freire: as melhores frases para compartilhar ou usar na redação
Veja aqui no "Frases.inf.br" as melhores citações de Paulo Freire para serem usadas na redação, ou para serem compartilhadas!
Paulo Freire (1921 – 1997) foi um filósofo e educador brasileiro, sendo considerado um dos mais importantes pensadores da pedagogia mundial, também sendo chamado de “o patrono da educação brasileira”. Paulo Freire possui diversas citações, e nós do Frases.inf.br separamos as melhores para serem usadas em uma redação ou que podem ser compartilhadas.
Nós do Frases.inf.br separamos as melhores ditas pelo filósofo especificamente para você que gosta de filosofia e quer se aprofundar mais nos trabalhos de Freire. Leia as frases e reflita muito sobre elas!
Melhores citações e frases de Paulo Freire
Perambulando pelas ruelas de seu pensamento, Paulo Freire nos oferece reflexões profundas e complexas sobre a humanidade e a sociedade. Cada frase desse notável educador é um convite para o diálogo, onde ele incita o leitor a questionar e contestar a norma. As melhores citações de Freire parecem minas de ouro em uma floresta de ideias, iluminando o caminho com palavras sábias e inspiradoras.
- “Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.”
- “Criar o que não existe ainda deve ser a pretensão de todo sujeito que está vivo.”
- “Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele.”
- “Num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário.”
- “O autoritarismo é uma das características centrais da educação no Brasil, do primeiro grau à universidade.”
- “Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência.”
- “A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.”
- “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”
- “Para os opressores, o que vale é ter mais e cada vez mais, à custa, inclusive, do ter menos ou do nada ter dos oprimidos. Ser, para eles, é ter e ter como classe que tem.”
- Quanto mais formos capazes de descobrir por que somos aquilo que somos, tanto mais nos será possível compreender por que é que a realidade é o que é.
Citações de Paulo Freire sobre educação e educação infantil
Na tapeçaria da educação, Paulo Freire bordou suas ideias com linhas de coragem e autenticidade. Sua abordagem da educação infantil, especificamente, é intrinsecamente inovadora, desafiando os parâmetros tradicionais e promovendo a emancipação do pensamento. As citações de Freire sobre este tema servem como faróis, iluminando o caminho para uma pedagogia mais libertadora e humanizada.
- “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
- “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
- “O educador se eterniza em cada ser que educa.”
- “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”
- “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”
- “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”
- “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.”
- “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
- “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.”
Melhores citações de Paulo Freire para TCC
Quando se navega na vasta vastidão do mundo acadêmico, as palavras de Paulo Freire funcionam como um astrolábio, guiando os estudantes em suas viagens intelectuais. Suas citações são preciosas para um TCC, pois propõem perspectivas alternativas e promovem uma abordagem crítica. São pérolas de sabedoria que enriquecem qualquer trabalho, adicionando uma dimensão de reflexão e crítica social.
- “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática.”
- “O rigor não é universal. Universal é a necessidade de ser rigoroso.”
- “A educação já foi tida como mágica, podia tudo, e como negativa, nada podia. Chegamos à humildade: ela não é a chave da transformação da sociedade.”
- “Lavar as mãos do conflito entre os poderosos e os impotentes significa ficar do lado dos poderosos, não ser neutro. O educador tem o dever de não ser neutro.”
- “O direito incontestável de criticar exige de quem o exerce o dever de não mentir.”
- “Além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra.”
- “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.”
- “A verdadeira generosidade está em lutar para que desapareçam as razões que alimentam o falso amor. A falsa caridade, da qual decorre a mão estendida do “demitido da vida”, medroso e inseguro, esmagado e vencido.”
- “O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos.”;
- “Mudar é difícil mas é possível.”
Citações de Paulo Freire sobre a importância da leitura
Paulo Freire viu a leitura não apenas como um ato de decifrar palavras, mas como um meio de emancipação e transformação social. Suas citações sobre a importância da leitura são como chaves que destrancam portas, conduzindo-nos a espaços de consciência e resistência. Ele vê a leitura como um diálogo com o mundo, um veículo para interpretar e reformular a realidade.
- “A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.”
- “É preciso que a leitura seja um ato de amor.”;
- “A leitura verdadeira me compromete de imediato com o texto que a mim se dá e a que me dou e de cuja compreensão fundamental me vou tornando também sujeito.”
- “Para a concepção crítica, o analfabetismo nem é uma ‘chaga’, nem uma ‘erva daninha’ a ser erradicada (…), mas uma das expressões concretas de uma realidade social injusta.”
- “Não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
- “Longe das massas populares, em interação apenas com seus livros, o intelectual corre o risco de ganhar uma racionalidade desencarnada, uma compreensão do mundo sem carne.”;
- “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”
- “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.”
Melhores frases de Paulo Freire para redação
Ao construir o castelo de uma redação, as frases de Paulo Freire podem funcionar como pedras fundamentais. Elas carregam uma carga ideológica significativa e estimulam o pensamento crítico, agregando profundidade e sofisticação ao texto. As melhores frases de Freire para uma redação são aquelas que inspiram o leitor a questionar, a desafiar e a transformar.
- “O que presta no capitalismo, no meu entender, não é ele. Para mim, ele é uma malvadeza em si mesma. Se se pensa na excelência do capitalismo no Brasil, eu me pergunto: que excelência é esta que produz 33 milhões de famintos?”
- “Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias”.
- “Meu sonho de sociedade ultrapassa os limites do sonhar que aí estão.”
- “O meu ponto de vista é o dos “condenados da Terra”, o dos excluídos. Não aceito, porém, em nome de nada, ações terroristas, pois que delas resultam a morte de inocentes e a insegurança de seres humanos. O terrorismo nega o que venho chamando de ética universal do ser humano.”
- “Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a seriedade.”
- “Somente quando o líder populista supera o seu caráter ambíguo e a natureza dual de sua ação e opta decididamente pelas massas, deixando assim de ser populista, renuncia à manipulação e se entrega ao trabalho revolucionário de organização.”
- “A educação é mais autêntica quanto mais desenvolve este ímpeto ontológico de criar. A educação deve ser desinibidora e não restritiva. É necessário darmos oportunidade para que os educandos sejam eles mesmos.”
Citações de Paulo Freire da “Pedagogia do Oprimido”
A “Pedagogia do Oprimido” é o mapa que Paulo Freire desenhou para orientar o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária. Cada citação desse manifesto pedagógico ressoa como um chamado à ação, incitando a desmantelar as estruturas de poder que perpetuam a opressão. As citações de Freire nesta obra são como sementes, plantadas com a esperança de germinar em uma revolução social.
- “A grande generosidade está em lutar para que, cada vez mais, estas mãos, sejam de homens ou de povos, se estendam menos, em gestos de súplica. Súplica de humildes a poderosos. E se vão fazendo, cada vez mais, mãos humanas, que trabalhem e transformem o mundo… Lutando pela restauração de sua humanidade estarão, sejam homens ou povos, tentando a restauração da generosidade verdadeira.”
- “Significando a união dos oprimidos, a relação solidária entre eles não importam os níveis reais em que se encontrem como oprimidos, implica também, indiscutivelmente, consciência de classe”.
- “Nosso papel não é falar ao povo sobre nossa visão de mundo, ou tentar impô-la a ele, mas dialogar com ele sobre a sua e a nossa.”
- “A manipulação aparece como uma necessidade imperiosa das elites dominadoras, com o fim de, através dela, conseguir um tipo inautêntico de “organização”, com que evite o seu contrário, que é a verdadeira organização das massas populares emersas e emergindo.”
- “Educador e educandos se arquivam na medida em que, nesta distorcida visão da educação, não há criatividade, não há transformação, não há saber. Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros.”
- “Não há diálogo, porém, se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não há amor que o funda. Sendo fundamento do diálogo, o amor é, também, diálogo. Daí que seja essencialmente tarefa de sujeitos e que não possa verificar-se na relação de dominação.”
- “Mas, se dizer a palavra verdadeira, que é trabalho, que é práxis, é transformar o mundo, dizer a palavra não é privilégio de alguns homens, mas direito de todos os homens. Precisamente por isso, ninguém pode dizer a palavra verdadeira sozinho, ou dizê-la para os outros, num ato de prescrição, com o qual rouba a palavra aos demais.”
Comente